...Derrubando Velhos Conceitos

Criando Novas Visões...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Eficiente X Eficaz

Existe uma dúvida muito grande sobre a diferença entre sobre uma pessoa eficiente e eficaz.

Eficiência é quando os meios justificam os fins, já a eficácia os fins justificam os meios.
Imagine que você esteja dirigindo numa avenida de grande movimento, a sexta-feira de um dia movimentado. Logo a sua frente você vê um sinal amarelo, logo você diminui a velocidade, pois sabe que o farol ficará vermelho e assim que o farol fecha, você para seu carro. Isso é uma pessoa eficiente.
Agora imagine que outra pessoa esteja dirigindo pela mesma avenida, na mesma sexta-feira, ás 2h da madrugada. Ela vê que o sinal está amerlo, logo ela começa a olhar a seu redor e ve uma pessoa em atitude suspeita parada próximo ao semárofo. O motorista continua acelerando, diminui a velocidade próximo ao semáforo , ve que não aprocima nenhum carro e passa no semáforo vermelho. Isso é uma pessoa eficaz.

Ou seja uma pessoa eficiente é aquela que segue todos os procedimentos esperados para atingir um objetivo já esperado. Já uma pessoa eficaz é aquela que conquista um resultado e para isso segue seus próprios procedimentos para obte-lo. Mas isso significa que não importa da forma que é feito, desde que seja feito, mesmo isso que obstrua um processo, um procedimento ou até mesmo uma lei?
Não. O que quero dizer é que uma pessoa eficaz é aquela que foca no resultado, e com isso em mente ela tenta, procura, busca e descobre meios diferentes para tomar um atingir esse resultado.
O que o mercado espera? Uma pessoa eficiente ou eficaz? Os dois, claro.....rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário