...Derrubando Velhos Conceitos

Criando Novas Visões...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sebrae X Falência

Pesquisas recentem do SEBRAE divulgaram dados que desmotivam até os empreendedores mais otimistas: De cada 10 empresas abertas no Brasil 9 fecham por um período de 4 anos.

Acredito que em cidades pequenas, esse número, acreditem ou não pode, ser maior. Como assim? Por quê tantas empresas fecham as portas num curto de prazo?

Eu tenho uma resposta direta, curta e não muito otimista: A FALTA DE CAPACIDADE GERENCIAL do empreendedor, ou seja, na maioria dos casos, realmente não sabem como administrar uma empresa.
A primeiro instante isso pode parecer duro demais, e realmente essa foi minha intenção. Quando digo FALTA DE CAPACIDADE GERÊNCIAL englobo todas as definições possíveis e imaginárias, tais como: falta de know-how, falta de conhecimento administrativo, comercial e até mesmo gerencial, falta de experiência na área de liderança, falta de preparo, entre outros.
Sineramente, me corta o coração em ver a inauguração de algumas lojas. Muitas pessoas buscando o sonho de independência financeira e satisfação financeira, mergulhar de ponta numa piscina cheio de tubarões.
Conheço inúmeros casos de pessoas que decidiram largar tudo pro alto e se arriscar em uma atividade empreendedora, sonham num futuro sem chefe para enxer o saco, lucros maiores, uma vida tranquila e sem pressão. PURO ENGANO!
Antes de começar qualquer atividade empreendedora, uma pessoa deve antes de tudo, ter um planejamento. Como assim?
Primeiramente uma pessoa que pretende montar o negócio próprio, precisoa saber exatamente o que ela quer. Lucro? Liberdade? Satisfação Pessoal? Independencia financeira?
Muitas pessoas pensam em

Um comentário:

  1. Parabéns por seu Blog Vando... Eu estava aqui lendo esse maravilhoso post seu, mas quero saber a conclusão de ...Muitas pessoas pensam em (...)????
    No final do texto...
    Espero nos falarmos e trocarmos ideias pelo Skype, será um prazer...
    Um abração e conforme o Hill, SUCESSO pra nós todos e que os novos empreendedores tomem consciência de que sem CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO não se chega a lugar algum.

    Adriano Lachovski

    ResponderExcluir