...Derrubando Velhos Conceitos

Criando Novas Visões...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como usar a criatividade como uma ferramenta de negócios

   No mundo competitivo dos negócios criatividade e inovação são imprescindíveis. A palavra criatividade não se aplica apenas para aqueles que sabem como usar pincéis, mas também se aplica às pessoas cujas pastas estão cheias de propostas comerciais, relatórios anuais, e assim por diante. Todo mundo tem idéias criativas escondendo sob a luva dele ou dela. Mas, o que mais importa é como você irá utilizar a sua criatividade. O objetivo deste artigo é dar-lhe algumas dicas sobre como utilizar a sua criatividade como uma ferramenta de negócios.

• Avaliar o clima atual da sua organização criativa. É importante determinar os limites dentro de sua organização. Analisar as áreas que ou as coisas podem ser um obstáculo à mudança. Como pontos de partida, você pode começar por analisar o trabalho em equipe de sua organização, o desejo de toda a organização para a mudança, conflitos interpessoais e interdepartamentais, a atitude das pessoas em relação à mudança, etc Você pode realizar pesquisas para descobrir o que essas barreiras são. Após a determinação deles, então você a melhorar sua organização de seminários tendo, retiros e actividades de formação da equipe. Lembre que sua idéia seria inútil se não será executado adequadamente.

• Compartilhe suas idéias criativas para outros departamentos. Não se contente com a contribuição de suas idéias apenas o seu grupo ou departamento, porque as melhores ideias são muitas vezes formuladas por pessoas de fora da cerca, uma vez que têm a perspectiva de fora. Se você acha que tem uma idéia melhor, então falar.

• Forma ou aderir a organizações ou grupos criativos. Um grupo criativo pode ser de grande ajuda para deixar a criatividade fluir, jogando fora idéias. É melhor do que o habitual debate nos locais de trabalho onde cada um está preocupado com suas tarefas e responsabilidades designadas. Como dizem, duas cabeças (ou mais) são melhores que um.

• Desenvolver líderes criativos e gerenciar a criatividade. Os líderes criativos ou gerentes serão os que irão facilitar o fluxo de um projeto para economizar tempo e recursos humanos. Eles vão determinar quanto tempo o grupo deve trabalhar em um determinado projeto, estratégias necessárias para poupar tempo e dinheiro, etc

• Ser um conselheiro ou consultor. Como consultor, você terá a oportunidade de apertar sua criatividade, oferecendo soluções e idéias criativas para outras pessoas, seja dentro do seu departamento ou não. Apenas certifique-se que sabe o que estão falando.

• Criar estratégias e explorar técnicas alternativas para a inovação e solução de problemas. Não se ater ao status quo. Se você "fazer as coisas que você sempre fez, então você vai ter o que você sempre tem" e certamente você vai dar em nada com seu negócio. Melhore as suas estratégias de modo que no caso de você será confrontado com o mesmo problema, o resultado será muito diferente e, se possível, melhor do que a última vez.
A mudança é constante, ea criatividade é uma ferramenta poderosa que pode trazer mudanças para o bem da sua organização. As dicas dadas acima pode não ser alcançada em um curto período de tempo. Também não podem ser facilmente alcançada. No entanto, lembre-se sempre que o sucesso sempre leva tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário